BMW i3 para o Papa Francisco

A BMW anunciou ontem a doação de um modelo i3 para o Papa Francisco. Segundo o fabricante almão, “o modelo elétrico representa de forma holística o conceito de sustentabilidade com redução no impacto ambiental proposto pela BMW”. O BMW i3 tem uso de energia limpa desde a produção, segue o mesmo critério na escolha e aplicação dos materiais desde a concepção até a eventual reciclagem no final de seu uso.

O Vaticano não informou de que forma o Papa Francisco fará uso do carro, ou se fará. O BMW i3 é o pioneiro dos carros elétricos no Brasil e foi entregue ao pontífice esta semana. A entrega foi feita por Nicolas Peter, membro do Conselho de Administração da BMW, e por Massimiliano Di Silvestre, Presidente e CEO da BMW Itália.

O modelo não tem a preparação especial do Papamóvel, que é usado pelo Papa Francisco para circular entre multidões. Os papas da Igreja Católica utilizam veículos especiais há mais de 200 anos e muitos modelos estão guardados no Museu do Vaticano.

Nova atração no Beach Park

O Beach Park, anunciou ontem em suas redes sociais Alok como novo parceiro da marca. Despertando a curiosidade do público, o vídeo teaser oficial antecipa a participação do DJ no desenvolvimento de uma novidade no complexo. Apontado como o artista brasileiro mais ouvido no mundo, Alok atuará focado na co-criação de uma nova atração do parque aquático, inédita na América Latina, e que deverá ser inaugurada ainda em 2021.

“A música sempre fez parte da nossa história. Estamos conectados à música, por meio de nossa rádio e das experiências que promovemos. Essa união reforça o nosso posicionamento e garantimos que será uma atração icônica, que trará ainda mais diversão e entretenimento para os visitantes”, destaca Murilo Pascoal, CEO do Beach Park.

O anúncio oficial e mais detalhes da iniciativa serão divulgados em breve e garante envolvimento de Alok em todo o processo de lançamento. “Estou muito feliz em poder co-criar essa nova atração junto ao Beach Park, um projeto muito especial que envolve música, água, adrenalina e diversão. Vem coisa boa por aí”, afirma o DJ.

Dose de reforço D3 em SGA

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN ampliou nesta quarta-feira a dose de reforço D3 da vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 70 anos que tenham completado o esquema vacinal há seis meses, e para as pessoas com alto grau de imunossupressão acima de 18 anos, com a segunda dose D2 feita há 28 dias. Aplicação será em todas as unidades de saúde, das 8h às 12h. Já os idosos acima de 90 anos, que começaram a ser imunizados no início na terça-feira, e os acamados continuarão recebendo a D3 em domicílio.

O município, após receber mais 955 doses, retoma aplicação da D2 da Oxford/AstraZeneca e segue com a mesma estratégia da Pfizer, para quem tomou a D1 até 20 de julho. Os imunizantes estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, das 8h às 12h, onde também terá a segunda dose da Coronavac, para quem completou o prazo de 28 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde continua imunizando os adolescentes com comorbidades acima de 12 anos, na UBS do Mangueirão, das 8h às 12h. As gestantes, puérperas e lactantes acima de 12 anos de idade devem procurar as unidades de Santo Antônio e de Mangueirão, no mesmo horário. A população geral, acima de 18 anos, segue sendo vacinada nas UBSs Cidade das Flores, Amarante, Jardim Lola – Prefeitura em Movimento e do Centro. Horário das 8h às 12h

Sem uso de máscara

O secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, afirmou ontem que o Governo do Rio Grande do Norte deve começar a dispensar o uso de máscaras até o fim do ano. De acordo com ele, quando o Estado chegar à marca de 70% da população completamente imunizada ou seja, com as duas doses de vacina, o governo espera autorizar a circulação sem máscara em ambientes abertos.

“Quando a gente chegar a esse patamar de 70% da população vacinada, que acreditamos que até dezembro a gente consiga chegar nisso, a gente começa a liberar o uso da máscara em ambientes abertos. Depois, a gente vai administrar os ambientes fechados”, destacou o secretário, em entrevista ao programa “12 em Ponto 98”, da 98 FM Natal.

Cipriano Maia ressaltou que o Rio Grande do Norte vive o “cenário mais favorável” desde o início da pandemia de Covid-19 e atribuiu a melhora nos indicadores ao avanço da vacinação. Ele diz, no entanto, que ainda não há condições para a retirada das últimas restrições existentes porque a população precisa receber a segunda dose da vacina. Do Blog FM

Casa Cor São Paulo

Depois de ver à distância a última edição da CasaCor SP, finalmente chegou a hora de poder visitar a mostra pessoalmente. Até 15 de novembro, a maior mostra de decoração das Américas abre as portas seguindo protocolos sanitários e recomenda muito álcool em gel — afinal, as texturas convidam ao toque a todo momento, com tramas, materiais naturais e certa rusticidade em boa parte dos 56 ambientes. Um grande destaque desta edição é a aposta em tons claros, que convence logo quem chega.

O forte resgate do trabalho artesanal surpreende, ao mesmo tempo que a arte aparece como parte da rotina, para ser mais vivida do que contemplada à distância. A arte popular brasileira ganha expressividade a cada edição da CasaCor. Misturar peças artesanais às linhas do design se tornou um trunfo em muitos ambientes. A explicação é que o feito à mão tem história, vida e dá força sustentável ao país. Além disso, remete diretamente à casa original, desviando dos caminhos industriais. Informação do portal Uol

Teste molecular para hanseníase

Após décadas de pesquisas, a Fundação Oswaldo Cruz desenvolveu o primeiro teste molecular para hanseníase, inédito no país. Trata-se do Kit NAT Hanseníase, que já obteve registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Baseado na metodologia de PCR -sigla em inglês para a reação em cadeia da polimerase, o exame detecta o DNA do bacilo Mycobacterium leprae, causador da doença, e pode facilitar a detecção precoce da hanseníase. A doença atinge em torno de 27 mil pessoas por ano no Brasil.

O anúncio foi feito pelo Instituto Oswaldo Cruz, que desenvolveu o novo teste em parceria com o Instituto Carlos Chagas do Paraná e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná, ligado à Fiocruz e ao governo paranaense. Segundo o líder do projeto e chefe do Laboratório de Hanseníase do IOC, Milton Ozório Moraes, a aplicação de uma metodologia de ponta contra uma doença negligenciada é de grande importância para o Brasil.

“Até então, não havia testes diagnósticos de hanseníase considerados padrão ouro. É um marco colocar esse exame à disposição de populações vulneráveis, que são as que mais desenvolvem a doença e carecem de avanços tecnológicos”, disse Moraes.

Para o pesquisador da Fiocruz-PR, Alexandre Costa, que coordenou o desenvolvimento do exame no IBMP, doenças tropicais negligenciadas não costumam atrair o interesse da indústria. “Com o Kit NAT Hanseníase, temos um teste nacional, com qualidade de primeiro mundo, que pode contribuir para a saúde da nossa população”, disse. Portal Uol

Formulário online no site oficial

Para rastrear casos suspeitos de câncer infantojuvenil e contribuir para o diagnóstico precoce da doença, o Hospital Infantil Varela Santiago lança no site oficial da instituição um formulário online para, em caso de sinais e sintomas suspeitos da doença, pais e responsáveis preencherem e receberem orientações da equipe médica do hospital.

Para aumentar as chances de cura, o diagnóstico precoce é fundamental. Os sintomas de câncer se confundem com os de várias doenças comuns da infância, mas se eles não desaparecerem em um prazo de 7 a 10 dias é preciso procurar ajuda médica e insistir para obter um diagnóstico mais detalhado.

O formulário dispõe de informações básicas como nome e idade da criança ou adolescente, nome do responsável, grau de parentesco, endereço, telefone, e-mail e descrição dos sinais e sintomas apresentados. Após o preenchimento e envio do formulário, a equipe do hospital responderá por e-mail em até 48h úteis.

No dia 28 de setembro, o Varela Santiago realizará um Dia D de Triagem de pacientes captados através do formulário com atendimentos e consultas com profissionais especializados na oncohematologia. Para abrir o formulário, basta acessar o link http://hospitalvarelasantiago.org.br/diagnosticoprecoce

Quarta edição do Seridó Digital

As estratégias de marketing e as plataformas de gestão e vendas disponíveis para os empreendedores estão entre os assuntos que entram em debate na quarta edição do Seridó Digital, um evento inteiramente online promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte para estimular a inovação, transformação digital, marketing e redes sociais como instrumentos de geração de negócios. O evento será realizado entre os dias 28 e 30 deste mês, das 19h às 21h, pelo canal do Sebrae-RN no YouTube. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://www.rn.sebrae.com.br/serido-digital-2021/

A proposta do 4º Seridó Digital é capacitar empreendedores e potenciais empresários a estruturar o negócio com foco no uso do marketing digital para fortalecer a marca e ampliar as vendas. O evento é totalmente gratuito e vai contar com diversos especialistas nessa área, que repassarão dicas e informações capazes de ajudar no desenvolvimento e expansão das empresas da região Seridó.

O Seridó Digital já está inserido no calendário de eventos corporativos da região. A primeira edição foi realizada em 2018 de forma presencial, formato que se repetiu no ano posterior. Devido à pandemia da covid-19, teve de se adaptar, com êxito, ao meio remoto no ano passado e em 2021 a fórmula se repete. O público alvo do evento são donos de negócios e também profissionais das áreas de comunicação e marketing. ASN

Primavera e fenômeno La Niña

A chegada da primavera, hoje, virá acompanhada pelo fenômeno La Niña, o que pode provocar aumento no volume de chuvas sobre o Sudeste, Centro-Oeste mas, principalmente, sobre a região Norte do Brasil. Apesar do volume acima da média, a previsão é que precipitações não serão suficientes para regularizar níveis de reservatórios utilizados para a geração de energia elétrica.

De acordo com o Climatempo, após ter predominado no verão 2020/2021, o fenômeno La Niña retorna nesta primavera. Ele consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Assim como o El Niño, sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra.

Os meteorologistas preveem que a primavera de 2021 registrará uma variação do La Niña conhecida como Modoki -que significa “diferente”, em japonês. Trata-se de um aspecto que estimula mais chuvas durante a primavera do que durante o verão.

Na maior parte da estação, ocorrerão temperaturas médias mensais dentro e acima da média normal em praticamente todo o País. É possível a ocorrência de uma nova onda de calor, porém não tão intensa quanto a observada na primavera de 2020, quando várias regiões atingiram recordes históricos. Informação do portal Uol

Dia do Contador

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte parabeniza a todos os contadores pelo seu Dia. A celebração desta data remete ao ano de 1945, quando o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei n.º 7.988, criando o primeiro curso superior de Ciências Contábeis do Brasil. Esse foi um grande marco para a profissão contábil e os seus profissionais.  Desde então, o trabalho do contador é considerado essencial, está presente no dia a dia das organizações e da sociedade, contribuindo para a eficiência e o desenvolvimento dos setores público, privado e terceiro setor. Parabéns, Contadores!!!

Campanha Setembro Amarelo

A prevenção ao suicídio. Este é o foco do “Setembro Amarelo”, campanha que teve início no Brasil, no ano de 2015, pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e também pela Associação Brasileira de Psiquiatria , que vem desde então conscientizando a população sobre a importância de falar sobre o assunto. Uma situação que não é tão abordada é o cuidado necessário às famílias de pessoas com deficiência intelectual.

Por esse motivo, o CENSA Betim, instituição que é referência nacional, há 57 anos, no suporte aos indivíduos com a condição, chama a atenção sobre a importância do acompanhamento psiquiátrico, já que conforme dados da Organização Mundial de Saúde mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos por motivos que envolvem a pressão do cotidiano e a depressão, muitas vezes oriundas dos desafios enfrentados durante a vida, como cuidar de uma pessoa que demanda um apoio generalizado nas diversas áreas da vida.

De acordo com Natália Costa, diretora do CENSA Betim, as famílias das pessoas devem procurar ajuda profissional quando sentirem que não estão conseguindo lidar com as situações do dia a dia. “O Setembro Amarelo é necessário lembrar a sociedade de que todos precisam se cuidar. No caso do círculo familiar das pessoas com deficiência, lembro que a rotina demanda cuidados específicos e pode ser bem exaustiva, tanto física quanto psicologicamente. O acompanhamento profissional é muito eficaz para nos ajudar a ter resistência para o enfretamento das adversidades da vida”, comenta.

Estação Primavera do Praia

O  Praia Shopping está promovendo o “Estação Primavera do Praia” , evento  que acontece até 3 de outubro, leva ao público diversos tipos de flores e plantas para dar boas vindas à estação mais florida do ano.  No quiosque, será possível encontrar várias espécies de flores e folhagens, especialmente do tipo Rosa do Deserto, uma espécie originária da África, com flores vibrantes e caule estrutural, típico das suculentas, que funciona bem em qualquer ambiente.

O cliente contará ainda com um profissional informando todas as necessidades e cuidados com cada uma das plantas. O pagamento poderá ser realizado por cartão de crédito ou débito, PIX, QR Code, transferência e em espécie. A realização uma parceria entre o Praia Shopping e o Recanto Divina Natureza, e acontecerá de segunda a sexta, das 10h às 22h, e, aos domingos e feriados, das 15h às 21h.

“A ideia é entrar no clima da primavera, uma estação alegre e colorida, para que o público possa se sentir mais perto da natureza, com diversas opções de flores e plantas. O Praia Shopping está muito feliz com essa parceria”, disse Danielle Leal, gerente geral do shopping.

Portugal – certificados de vacinação

Portugal passou a reconhecer os certificados de vacinação e recuperação emitidos por outros países. Com a medida, até o dia 30 de setembro passa a ser permitida a entrada naquele país, “para efeitos de viagens não essenciais, sob reserva de confirmação de reciprocidade”, de cidadãos detentores de certificados de vacinação ou recuperação.

Na prática, a medida significa que deixa de ser obrigatória a apresentação de testes negativos apenas na chegada de turistas aos aeroportos portugueses. A dispensa de testes não se aplica a atividades culturais e gastronômicas em Portugal, onde são obrigatórios, como restaurantes nos finais de semana ou hospedagem em hotéis.

O Brasil e os Estados Unidos estão na lista, mas a autorização vale apenas para as vacinas reconhecidas pela Agência Europeia do Medicamento da União Européia: Janssen, straZeneca, Moderna e Pfizer. No caso brasileiro, a substância chinesa CoronaVac não foi autorizada pelo órgão de controle sanitário europeu.

A testagem também continua sendo alternativa na chegada em Portugal para aqueles sem certificado válido. São aceitos testes negativos PCR ou rápido de antígenos feitos 72 ou 48 horas antes do embarque. Os testes precisam obrigatoriamente ser os que constam na lista de aprovação do Comitê de Segurança da Saúde da União Europeia, segundo informações da Agência Brasil.

As informações devem indicar identificação do viajante, tipo e nome do teste, fabricante, data, hora e local do recolhimento, resultado, entidade emissora e número de autenticação. Sem estas especificações, um novo teste, pago pelo passageiro, deverá ser realizado no aeroporto, onde permanecerá até o resultado. Portal Terra Brasil Notícias

Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura evento organizado anualmente pelo corpo discente do programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas. Em virtude da pandemia, o EDICC 8 será realizado virtualmente, nos dias 19, 20 e 21 de outubro.

As inscrições seguirão até esta sexta-feira e custam R$10,00, mas há a possibilidade de isenção. Para ouvintes, a participação é gratuita. Os interessados podem conferir as linhas de pesquisa, a programação e se cadastrar no site oficial: http://edicc2021.labjor.unicamp.br

Neste ano, o EDICC tem como proposta pensar as controvérsias que atravessam as produções de conhecimento, algo que atinge praticamente todas as esferas da vida social. Entende-se também as controvérsias como eixos potentes para refletir sobre a ciência, a cultura e a tecnologia – sobretudo em tempos de colapso sanitário, político, social e ambiental.

Vacinação antirrábica em SGA

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no último sábado, a vacinação contra a raiva. Agentes da Vigilância em Saúde estarão vacinando cães e gatos, das 8h às 16h, nos pontos:  Casa de Ração Pet Gato – Santa Teresinha, Casa do Criador – Santo Antônio; Bosque das Acácias – Jardins; Condomínio Mirantes da Lagoas -Bairro Jardins; DCL Rações – Golandim; Vale Rações Bairro Jardins.

De acordo com Vicente Maurício, coordenador da Vigilância em Saúde, aproximadamente 15 mil animais já foram vacinados em todo município. “Em junho iniciamos a campanha pela zona rural, vacinando de porta em porta, e, com essa estratégia, concluímos 100% da área rural. Agora, na zona urbana, estamos com pontos fixos, e pretendemos atingir a meta que é 28 mil animais”, destacou

VI Simpósio de Câncer Colorretal

Pouca conhecida do grande público, mas de extrema relevância para a sociedade, a campanha do “Setembro Verde” traz o alerta para a prevenção ao câncer de intestino do câncer de cólon e reto, também conhecido como câncer de intestino. No próximo sábado a Rede Mater Dei, com o apoio da Sociedade Mineira de Coloproctologia, realiza o VI Simpósio de Câncer Colorretal, dessa vez, em formato totalmente online.

O público alvo são coloproctologistas, gastroenterologistas, oncologistas, nutrólogos e endoscopistas, entre outros especialistas, além de residentes e acadêmicos de medicina. Assim como outros cânceres, o tumor localizado no cólon e reto tem grandes chances de cura se descoberto e tratado precocemente. Especialistas da Rede Mater Dei de Saúde destacam que a prevenção do câncer de intestino começa pela compreensão do que são os pólipos intestinais e como preveni-los.

Os especialistas alertam que quando identificada, a doença deve ser tratada de forma eficaz e rápida.  “O câncer de intestino pode afetar outros órgãos através das metástases quando as células migram para outros órgãos ou por invasão direta dos órgãos ao redor. Tanto as metástases quanto a invasão local têm tratamento”, comenta o coloproctologista da Rede Mater Dei, Matheus Mayer.  Mais informações  no site www.materdei.com.br.

Liege Barbalho