Plano de saída das restrições

 Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu  

As paralisações para conter a Covid-19 estão quase chegando ao fim em Israel, disse ontem o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu , que está em campanha. Depois da reabertura dos restaurantes como parte de um plano de saída das restrições que está sendo alimentado pela rápida vacinação.No entanto, autoridades sanitárias alertaram que o aumento de contágios pode levar a um novo lockdown – possivelmente uma frustração às esperanças de Netanyahu de atrelar suas políticas da pandemia a uma vitória nas eleições de 23 de março.

“Os restaurantes estão voltando à vida”, disse Netanyahu após ele e o prefeito de Jerusalém, Moshe Lion, brindarem com canecas e comerem doces no lado de fora de um café. “Ainda temos que nos cuidar, temos que usar máscaras, manter o distanciamento social, mas estamos saindo, e não falta muito”, disse ele à agencia de noticia Reuters.

Com 53% dos israelenses tendo recebido pelo menos uma dose da vacina da Pfizer Inc, segundo dados do Ministério da Saúde, o governo está pouco a pouco reabrindo comércio, escolas e o principal aeroporto do país, com limites de capacidade. Alguns estabelecimentos de lazer têm limitado o acesso a clientes que podem provar que foram imunizados com o chamado “Passe Verde”, emitido pelo Ministério da Saúde e que as autoridades esperam que possa convencer os israelenses ainda resultantes em se vacinar. Portal Terra

 

Renda básica de cidadania na Itália

A Itália deve separar cerca de 1 bilhão de euros para financiar o programa renda básica de cidadania, uma ajuda financeira às famílias carentes semelhante ao Bolsa Família, em um novo decreto que será firmado nesta semana, informou ontem uma fonte do governo. O projeto é uma das bandeiras do partido Movimento 5 Estrelas, que condicionou o apoio ao novo premiê Mario Draghi, entre outros pontos, à manutenção do programa.

Além disso, também será prorrogado o auxílio emergencial por conta da pandemia de Covid-19 e haverá um novo montante bilionário para ajudar as empresas e os trabalhadores afetados duramente pela crise sanitária. Ao todo, o decreto deve atingir cerca de 32 bilhões de euros. Por conta do vazamento de informações à imprensa, o Ministério do Desenvolvimento Econômico ressaltou que o decreto “prevê intervenções miradas nos danos econômicos sofridos efetivamente”. Ainda descartou algumas mudanças para o setor de serviços que estavam levantadas, como um abatimento do valor de ajuda às empresas por conta dos dois meses trabalhados de maneira integral no início de 2020. Portal Uol

No Reino Unido

 A médica Susan Hopkins – responsável pela estratégia contra a Covid do governo inglês

O Reino Unido deve se preparar para um “inverno difícil” porque a imunidade da população a outros vírus respiratórios além da covid-19 pode ser menor do que o normal, alertou uma de suas médicas mais importantes. A médica Susan Hopkins, responsável pela estratégia contra a Covid do governo inglês, disse que o sistema de saúde público britânico deve estar “preparado” para surtos de gripe e outras doenças semelhantes.

Seu alerta vem um dia antes do primeiro passo da Inglaterra a caminho de uma reabertura após meses de lockdown com todos os alunos voltando às aulas hoje.  A maioria dos estudantes está em casa desde o Natal. Com mais de 120 mil mortes causadas pela covid-19, o Reino Unido foi um dos mais afetados pelo coronavírus no mundo. Depois de um período de confinamento que começou em março do ano passado, os casos arrefeceram no verão do hemisfério norte no meio do ano, mas voltaram a crescer, com uma enorme segunda onda no inverno britânico no fim do ano e um pico em janeiro de 2021.

Mas o Reino Unido aprovou vacinas em dezembro, e tem vacinado centenas de milhares de pessoas todos os dias. Em fevereiro, o governo terminou de oferecer vacinas aos quatro grupos de prioridade. O plano é vacinar quase metade da população até a metade de abril e terminar de reabrir quase completamente no fim de junho. Mas Hopkins disse que o Reino Unido precisa estar “mais bem preparado” do que no outono passado, quando surgiram novas variantes de disseminação mais rápida do coronavírus. Portal Terra

Alemanha prorroga lockdown

Chanceler  da Alemanha – Angela Merkel

Os governos federal e dos estados da Alemanha chegaram a um acordo para prorrogar o lockdown em que se encontra o país até o dia 28 de março, segundo informações divulgadas pela agência DPA e publicações como “Spiegel” e “Tageszeitung”. A chanceler Angela Merkel e os chefes de governo dos estados concordaram com essa medida numa videoconferência. Os estados federais adaptarão seus regulamentos de acordo com a decisão.

Ao mesmo tempo, de acordo com a decisão, as primeiras medidas de relaxamento devem entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira. A possibilidade de encontros privados com amigos, parentes e conhecidos será, portanto, novamente ampliada. Os encontros privados entre moradores de dois lares distintos serão permitidos novamente, mas limitados a um máximo de cinco pessoas simultaneamente. Crianças de até 14 anos não contam.

As autoridades alemãs acordaram também um “freio de emergência” para a flexibilização, Se a média móvel de incidência de novos casos aumentar em mais de 100 em três dias consecutivos, as regras atualmente em vigor ​​voltam a ser aplicadas a partir do segundo dia útil depois que houve a piora da transmissão. Portal G1

Estética e Cuidados Faciais

A Faculdade UNINASSAU Natal disponibiliza uma nova turma para o curso de  pós-graduação em “Estética e Cuidados Faciais”, voltada para profissionais da área da saúde e estética. Durante o curso serão abordados temas desde anatomia da pele, manchas, envelhecimento precoce da pele, acnes, direcionando aos tratamentos destas patologias. Com o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e ter uma especialização é um diferencial para alcançar um progresso profissional. Na UNINASSAU o aluno tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos acadêmicos através de um corpo docente formado em sua maioria por professores mestres e/ou doutores de credibilidade no mercado. O curso está previsto para iniciar no dia 15 de março de 2021.

Medidas de bioprevenção

O Sebrae no Rio Grande do Norte instituiu novos procedimentos para o atendimento aos empresários e empreendedores potiguares, em cumprimento às recomendações do Decreto Estadual Nº 30.383, que trata das regras para conter o avanço da Covid-19. A instituição, que já vinha adotando uma série de medidas sanitárias, decidiu estabelecer novos protocolos para atendimentos presenciais ao público e estimulo aos meios virtuais. Uma das principais mudanças é o atendimento prioritariamente mediante agendamento prévio. O objetivo é controlar o número de pessoas nas instalações internas e evitar aglomerações.

Para realizar o agendamento, o usuário precisa entrar em contato com o Call Center, através do 0800 570 0800, ou fazer esse agendamento prévio no Portal do Sebrae-RN www.rn.sebrae.com.br, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Esse é o horário determinado para atendimento ao público. Para evitar deslocamentos, os empreendedores também podem recorrer ao atendimento remoto. Nesse caso, as solicitações e atendimentos virtuais podem ser feitos através do portal, acessando o chat “Fale com o Sebrae”, ou mesmo programar esse atendimento direto com o Call Center. ANS

Medida provisória limita isenção de IPI

Vereador Tércio Tinoco

A medida provisória 1.034/2021, publicada em edição extra do DOU limitou a isenção de Imposto de Produtos Industrializados na compra de carros 0km para pessoas com deficiência. Agora, o benefício vale apenas para veículos com preço de até R$ 70 mil.

O vereador de Natal, Tércio Tinoco, diz que a limitação é um retrocesso na luta das pessoas com deficiência. “A grande maioria das PCD tem necessidade de carro com câmbio automático, e eu desconheço carro com esse sistema que custe até 70 mil reais. É um absurdo o que o presidente Bolsonaro está fazendo com as pessoas com deficiência”.

A medida provisória também alterou o prazo para a renovação do benefício, de 24 para 48 meses. A MP ainda terá que ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para continuar valendo. Se isso não acontecer, ela será automaticamente extinta.

Proteína chamada neurofilamento

Uma proteína estrutural das células nervosas encontradas no sangue pode ser uma das chaves para ajudar a analisar a perspectiva de vida de pessoas com mais de 90 anos. O estudo, publicado pela revista científica Nature, foi realizado por cientistas da Universidade de Tübingen, na Alemanha. Os pesquisadores estudaram os níveis de uma proteína chamada neurofilamento de cadeia leve de 180 pessoas na casa dos 90 anos e de 135 pessoas centenárias. A NFL já é considerada um biomarcador sanguíneo promissor para identificação de doenças neurológicas.

De acordo com os resultados, ter níveis mais baixos de NFL está correlacionado com uma sobrevida mais longa, além de ser um melhor prognosticador de mortalidade do que os níveis de atividade ou funcionamento cognitivo. Essa relação se manteve tanto em mulheres quanto em homens. Os pesquisadores usaram também camundongos para o estudo. O desfecho foi o mesmo: os animais que vinham mantendo uma dieta de baixa caloria — dieta associada à sobrevida — mostraram níveis mais baixos de NFL, e tiveram uma vida mais longa do que os camundongos de um outro grupo de controle.

Acredita-se que os níveis elevados dessa proteína no sangue reflitam os danos ao sistema nervoso. Essa mesma proteína teve sucesso em um outro estudo da universidade alemã ao ajudar a  prever se um paciente terá Alzheimer até 16 anos antes do início dos sintomas.  Informação portal Uol

Dia Mundial da Audição

Audiologia Clínica, Leda Donad

Escutar os sons nem sempre significa ouvir corretamente. Sintomas como cansaço, fadiga, dores de cabeça, tensão muscular podem estar relacionados a algum grau de perda auditiva, informa a fonoaudióloga da Audium Brasil e especialista em Audiologia Clínica, Leda Donadel. Para celebrar o “Dia Mundial da Audição”, comemorado hoje, a especialista conscientiza sobre as causas mais comuns relacionadas a problemas auditivos, explica como identificar e ensina a prevenir os déficits de audição.

“O ouvido médio contém três pequenos ossos que recebem as vibrações do tímpano, envia-as para a orelha interna que, por meio do nervo auditivo, leva a informação sonora para o cérebro. É um sistema bastante sensível. Qualquer alteração nesses ossos ou mesmo nos pequenos vasos dessa área, causada por fatores externos ou de saúde, pode afetar a saúde auditiva e danificar permanentemente o órgão”, explica Leda.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 466 milhões de pessoas, entre elas 34 milhões de crianças, sofrem de problema relacionados à audição. Até 2050, este total pode atingir 900 milhões. Crianças prematuras, grupos com exposição a ruídos intensos ou ruídos provenientes de atividades de lazer, pessoas com casos na família e idosos estão entre os grupos de maior risco para problemas auditivos.

Programa The Learning Experience Teen

A empresa da natalense Regina Teixeira é referência em viagens de férias nos Estados Unidos

Um dos maiores desejos de muitos viajantes é ter vivências únicas e fazer programações semelhantes a quem mora no lugar visitado. Essa é uma forma de conhecer os hábitos mais comuns na região e ampliar o conhecimento de mundo. Na adolescência, essas experiências são ainda mais significativas e pensando nisso, a Atlanta Step-One, promoveu um evento para apresentar o programa The Learning Experience Teen 2022 e 2023, com roteiro nas cidades de Atlanta e Orlando, nos Estados Unidos.

A empresa com sede no estado da Georgia -EUA busca fugir do roteiro convencional e proporcionar momentos inesquecíveis para cada um que busca lazer e diversão, sem deixar de lado a prática do inglês. A diretora executiva da empresa, a natalense Regina Teixeira, comentou a receptividade positiva da Experience Teen: “conseguimos atender a expectativa dos adolescentes de muita diversão com uma vasta programação de lazer, atrações turísticas e experiências da vida local. Tudo isso aliado ao conhecimento, imersão na cultura e segurança para tranquilidade dos pais”.

É o caso de Roseane Bezerra, mãe de Lucca Bezerra de 11 anos. O adolescente vai participar da turma de 2023. Para ela, o grande diferencial que influenciou na escolha do programa foi o processo de aprendizagem do inglês de forma contínua, com professores nativos em língua inglesa, durante toda viagem. “Participei de duas edições do programa de férias e imersão no idioma para adultos, posso afirmar que foi uma oportunidade singular no que se refere ao avanço de minha desenvoltura na comunicação do idioma. Por isso, quero o mesmo para o meu filho”, ressaltou.

Atividades legislativas suspensas

A Câmara Municipal de Natal suspendeu todas as atividades legislativas da Casa entre os até o dia 08 de março. A decisão foi tomada devido ao aumento exponencial do número de casos de infecção por Covid-19 em todo o Rio Grande do Norte, bem como na taxa de ocupação dos hospitais públicos e particulares da capital potiguar, além da necessidade de intensificar medidas de prevenção à infecção e propagação da doença. Também foram levados em consideração os novos decretos publicados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal de Natal.

O Ato que trata sobre a suspensão das atividades legislativas, como Sessões Ordinárias, Reuniões de Comissões e Frentes Parlamentares, será publicado ontem no Diário Oficial do Município, e entrando em vigor a partir da data de sua publicação, podendo ser prorrogado ou serem adotadas novas medidas, a critério da Mesa Diretora. Durante o período de suspensão será realizada uma desinfecção dos prédios que compõem o Poder Legislativo Municipal. O acesso às dependências da CMN estará totalmente restrito, inclusive aos gabinetes parlamentares.

Globo de Ouro 2020

Jane Fonda, recebeu o prêmio honorário Cecil B. de Mille

A atriz Jane Fonda recebeu no último domingo durante a cerimônia do Globo de Ouro, o prêmio honorário Cecil B. de Mille, concedido a artistas como reconhecimento por toda uma carreira dedicada às artes. Na entrega do prêmio no Globo de Ouro, Jane usou seu discurso para questionar a estrutura de Hollywood. “Há uma história que temos medo de ver e ouvir sobre nós mesmos neste setor. Uma história sobre quais vozes respeitamos e elevamos e quais desligamos. Uma história sobre quem ofereceu um lugar à mesa e quem é mantido fora das salas onde as decisões são tomadas”, disse.

“Então, vamos todos nós – incluindo todos os grupos que decidem quem é contratado, o que é feito e quem ganha prêmios – vamos todos fazer um esforço para expandir essa tenda. Para que todos se levantem e a história de todos tenha a chance de ser vista e ouvida. Estar em sintonia com a diversidade emergente que está acontecendo por causa de todos aqueles que marcharam e lutaram no passado e aqueles que pegaram o bastão hoje”, finalizou. Portal Uol

A Sony encerra vendas no Brasil

A Sony anunciou ontem que vai encerrar as vendas no Brasil de produtos das divisões de TV, áudio e câmeras até o fim de março. O movimento da marca japonesa já era esperado, dado que em setembro de 2020 tinha anunciado o fechamento de sua fábrica em Manaus. Segundo a Sony, os serviços de garantia e suporte técnico aos consumidores serão mantidos por aqui. Os demais negócios do grupo, como Games -PlayStation, soluções profissionais, música e entretenimento, continuarão.

A Sony não detalhou os motivos que a levaram a tomar a decisão. Ela afirmou apenas que “sempre adota medidas para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo”. A companhia acrescentou que trabalha para garantir “todos os direitos, o melhor tratamento e cuidados especiais aos seus colaboradores”. Em março de 2019, a empresa deixou de vender seus smartphones em toda a América do Sul. Na época, a divisão móvel da companhia tinha apresentado queda nas vendas no ano anterior. Com informação do portal Uol

Liege Barbalho