Embarque + Seguro 100% Digital

O Aeroporto de Congonhas lançou ontem um projeto-piloto que usa reconhecimento facial para facilitar o embarque. Com a implementação da tecnologia, a apresentação do cartão do embarque e dos documentos de identificação deve ser dispensada no futuro. Chamada de Embarque + Seguro 100% Digital, a proposta é a primeira a testar o serviço em uma ponte aérea no caso, com o Aeroporto Santos Dumont, no Rio  de Janeiro, de ponta a ponta.

O objetivo é não só acelerar o momento entre chegar ao aeroporto e sentar-se na aeronave, como também tornar o processo mais seguro.Por enquanto, só podem utilizar a nova plataforma os passageiros que viajam pela Azul Linhas Aéreas, em alguns voos para a capital fluminense. Os testes ocorrem em três etapas: check-in, entrada na sala de embarque e no portão 1, onde está o último leitor digital.

Aqueles que topam participar fornecem o CPF e uma foto. Tudo é feito por um aplicativo do Sepro, que bate as informações com bancos de dados do governo federal e faz o cadastro da pessoa. Com os dados, será possível analisar indicadores como redução no tempo em filas. Se o projeto-piloto der certo, cada viajante poderá realizar o cadastro antes de sair de casa pelos próprios aplicativos das companhias aéreas. Do portal Uol

Correção do Imposto de Renda

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada, proposta que corrige desde 2015, os valores da tabela mensal do Imposto de Renda bem como as deduções previstas em lei, e determina a atualização periódica conforme a inflação -IPCA acumulada no ano anterior. O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Eduardo Cury -SP, ao Projeto de Lei 6094/13, do ex-deputado Vicente Candido e outros três parlamentares. O relator incorporou partes de três apensados, recomendando ainda o arquivamento de outros oito.

“Devemos aproveitar a oportunidade para dar tratamento definitivo ao tema, garantindo correções automáticas da tabela do IR e das deduções, evitando a necessidade de voltar ao assunto todos os anos”, disse Eduardo Cury. O substitutivo atualiza a tabela e as deduções em 31,92% para 2021, aplicando o IPCA acumulado desde a última correção, em 2015. Isso deixaria isento de pagar IR quem ganha até R$ 2.512 mensais. Hoje, o limite de isenção é de R$ 1.903,98.

A partir de 1º de janeiro de 2022, anualmente haveria atualização pelo IPCA do ano anterior. Além da tabela mensal, será corrido o valor máximo para desconto simplificado na declaração anual. Nas deduções mensais e anuais, os ajustes serão feitos na parcela isenta de pensão, aposentadoria, reserva remunerada e reforma de maiores de 65 anos e nos limites dos gastos com instrução e por dependente.  O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Empreendedorismo e Empregabilidade

 Fundação Instituto de Negócios e Afroempreendedorismo e o  Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social convocam a juventude afrodescendente, de 16 a 29 anos, para o I Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra, que acontece entre os dias 13, 14 e 15 de julho.  O evento é totalmente gratuito, 100% digital e será transmitido ao vivo, pelo Youtube e simultaneamente pelo Facebook da instituição e terá grandes referências da cena jovem do território nacional e internacional, especialistas, organizações do âmbito público e privado para ajudar a juventude negra do Brasil a construir um futuro mais próspero. O Congresso será dividido em 5 painéis:

• Primeiro Emprego;

• Empreendedorismo na Juventude;

• A importância da Formação educacional;

• Tecnologias e inovação;

• Oportunidades de Carreiras e Debate.

Além das categorias citadas, também haverá o quadro “Jovens Revelações”, com jovens de 15 estados brasileiros que fazem a diferença em seus territórios. Além da premiação para o “Jovem Empreendedor”, “Jovem Liderança” e para a “Empresa Top Contratação”, ambos do ano de 2021. Mais informações no site https://www.funafro.com.br

Nova remessa da vacina Pfizer

O Ministério da Saúde confirmou ontem que o Brasil receberá na próxima semana mais lotes das vacinas contra a Covid-19. Serão quatro remessas, todas da vacina da Pfizer/BioNTech, que somam 3,2 milhões de doses. Serão entregues 2,4 milhões entre terça e quinta-feira como parte do acordo com a farmacêutica norte-americana. Já outras 842,2 mil doses têm previsão de chegada no domingo, mas que integram o acordo com o consórcio Covax Facility, liderado pela Organização Mundial da Saúde e pela aliança GAVI

Até o final do ano, o contrato com a Covax prevê 42,5 milhões de doses. O consórcio global já enviou mais de 5 milhões de doses ao Ministério da Saúde para acelerar o ritmo da imunização contra o coronavírus. Os primeiros imunizantes que chegaram ao Brasil pelo consórcio foram fabricados pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. A produção desses imunizantes foi feita na Coreia do Sul. Informação do Portal Uol

Encerrou atividades no Brasil

O aplicativo Cabify encerrou oficialmente ontem suas atividades em território brasileiro. O anúncio de que o fim estava próximo foi feito em abril através de um comunicado nas redes sociais da empresa. Por aqui, a empresa de origem espanhola concorria com Uber e 99 no segmento de corridas com motoristas particulares.

Como justificativa, a companhia citou que não conseguiu ser rentável no país nos últimos meses. Fundada em 2011 na Espanha, a empresa está presente em mais de 85 cidades em nove países —os outros oito além do Brasil são Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai — e atuava aqui desde maio de 2016. Segundo o comunicado.

Fontes da empresa explicam que a Cabify tem um forte compromisso com a busca de rentabilidade e que, como resultado de um constante processo de análise neste mercado, tomou a decisão de encerrar o serviço a partir de 14 de junho. Além disso, diz que foi impactada pela queda de público durante a pandemia.

Do Piseiro ao Modão

Marcelo Miranda lança novo single

O cantor e compositor, Marcelo Miranda, lança no próximo dia 29  seu novo single “Pequi”, em todas as plataformas digitais. A música, que faz parte do seu novo CD – Do Piseiro ao Modão – une as sonoridades do sertanejo com o piseiro e fala de uma mulher chamada Marly que levou a fruta “Pequi’ de um Estado para outro só para agradar o seu amado.

“Pequi” é uma composição de Marcelo Miranda. A canção integra o álbum com 15 faixas, com 10 composições do Marcelo e 5 de Leandro Fofinho, além de participações especiais como a do cantor Ramon, do Cavaleiros do Forró. Clique no link https://outnow.io/t/aunz4i?lang=pt e ouça!!!  Acompanhe o trabalho de Marcelo Miranda nas redes sociais. Siga o cantor no Instagram @marcelomirandaof.

Santos Film Fest

O maior festival de cinema do litoral paulista chega à sexta edição e acontecerá de 22 a 29 de junho, com programação online e totalmente gratuita. Com o tema “Superação: a arte ultrapassando limites sociais, físicos, mentais, geográficos e pandêmicos”, o 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, contará com 88 filmes, entre curtas e longas, nacionais e estrangeiros. Também terá uma mostra especial de curtas de animação feitos em escolas e oficinas.

A diversidade do conteúdo possibilitou que o festival realize, pela primeira vez, mostras competitivas divididas entre ficção, documentário e animação. Também, nas categorias de ficção de curta-metragem, o festival passará a premiar melhores ator e atriz e, em todas, categorias de direção e roteiro. O voto popular inclui prêmio de melhor filme. Os premiados receberão o Prêmio Toninho Campos, nome em homenagem ao proprietário do Cine Roxy, cinema de rua desde 1934 e fundamental no desenvolvimento da produção cinematográfica santista.

Instituto Neoenergia promove live

O Instituto Neoenergia promove amanhã, às 19h, a live: Lugar de mulher é onde ela quiser, com a participação de Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia, Sarah Morato, CEO da Aya Educadion, e moderação da jornalista e editora da Plurale, Sônia Araripe. No perfil do Instagram Neoenergia @neoenergia_oficial

O Instituto, que definiu como principal foco em 2020, atender ao chamamento da ONU da Década da Ação no alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, estabeleceu como prioridade a seus projetos neste ano, incentivar organizações da sociedade civil lideradas por mulheres, atendendo ao ODS 5 de Igualdade de Gênero.

 Aya Education é uma organização do Recife que oferece cursos on-line de inglês afrocentrado, a pessoas negras, que vem contribuindo com o aprendizado e domínio do idioma em comunidades periféricas. Outros temas, como o recente patrocínio da Neoenergia à Seleção Brasileira de Futebol feminino, a nova edição do programa de aceleração social Impactô Mulheres e o Prêmio Inspirar, dirigido a mulheres que têm feito a diferença com seus projetos sociais de arte e cultura durante a pandemia.

Museu da Energia

Museus e outras instituições culturais seguem realizando atividades virtuais, para levar seus acervos a um público maior. Entre eles, o Museu da Energia, que tem unidades físicas em São Paulo, Itu e Salesópolis, mantém uma programação on-line intensa, para pessoas de todas as idades.

As redes sociais do Museu e o canal no YouTube – https://www.youtube.com/c/MuseudaEnergia – são constantemente atualizados, com atividades que vão desde tour virtuais pelas unidades, até peças teatrais, shows musicais e palestras. Todos os conteúdos envolvem os temas que a entidade trabalha: água, iluminação, saneamento e recursos naturais.

Outro serviço on-line disponibilizado pelo Museu é a consulta ao acervo virtual no site http://www.museudaenergia.org.br/. Aberto a pesquisadores e curiosos, traz clippings, documentos e outros materiais, que mostra como foi o desenvolvimento de São Paulo, desde a chegada da energia no Estado.

Direitos humanos

Os parlamentares da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Igualdade da Câmara Municipal de Natal receberam, em reunião virtual, na última quinta-feira representantes de entidades e instituições para debater sobre a temática da população em situação de rua. Durante o encontro houve consenso sobre a necessidade de implementar projetos de leis em benefício dessa população.

A vereadora Divaneide Basílio, presidente da comissão, participou de forma remota. A vice-presidente da Comissão, vereadora Ana Paula, destacou que o colegiado dá um passo importante ao trazer os principais envolvidos para o debate. “Estamos dando oportunidades de trazer assuntos relacionados aos direitos humanos. Hoje trouxemos a questão dos moradores em situação de rua com encaminhamentos sobre leis a serem implementadas”, disse.

Um desses encaminhamentos é retomar a tramitação de projetos com a temática. “Temos uma proposta do ex-vereador Maurício Gurgel para instituir o Plano Municipal de Políticas Públicas para a população de rua de Natal. Subscrevemos para darmos andamento à tramitação e também seguir no debate do projeto ‘Despejo Zero’, da vereadora Divaneide Basílio”, explicou a vereadora Brisa Bracchi, que presidiu a reunião.

Projeto Transforma RN

 Foto: Moraes Neto

O Projeto Transforma RN pretende aumentar em pelo menos 15% a produtividade das unidades industriais participantes e uma melhoria de, no mínimo, 30% no índice de transformação de digital das mais de 500 indústrias potiguares do setor de alimentos e bebidas, que deverão ser atendidas. As metas são desafiadoras para um país onde a competitividade ainda é muito baixa, sobretudo entre os pequenos negócios. Atualmente, no estado, apenas quatro em cada dez pequenos negócios utilizam algum tipo de tecnologia digital. No entanto, o esforço das instituições fomentadoras do ecossistema de inovação busca reverter esse quadro.

As expectativas quanto aos impactos do Transforma RN são otimistas e, por isso, Igor Calvet está conhecendo de perto a estrutura da rede de parceiros envolvidos no projeto – Instituto Metrópole Digital Fiern, Agência de Fomento do Estado, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae no Rio Grande do Norte – assim como verificar a realidade e nível de maturidade das 50 empresas participantes dessa primeira etapa.

Na última sexta-feira, o presidente da ABDI cumpriu uma agenda de compromissos no Rio Grande do Norte, que incluiu visitas ao Instituto Metrópole Digital, no campus da UFRN, Fonte da Cristalina Água Mineral, em Macaíba, e à Raffe Cervejaria, essas duas últimas são empresas atendidas pelo projeto. o sócio-proprietário da Raffe Cervejaria, Fernando Nóbrega, reconhece a importância do projeto no apoio às pequenas indústrias de alimentos e bebidas. ASN

Ação do Grupo Reviver na Zona Norte

A unidade móvel do Grupo Reviver estará a partir de hoje até sexta-feira realizando exames de mamografias na USF Cidade Praia, Rua São Caetano, 520, bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Natal. A distribuição de fichas para atendimento nos turnos da manhã e da tarde acontece sempre na abertura do expediente e as mamografias são feitas das 7h30 às 16h30. As mulheres devem apresentar carteira de identidade, cartão SUS Natal e comprovante de endereço de Natal.

“A realização da mamografia, uma vez ao ano, é muito importante. Esse é uns mais eficientes exames para detectar precocemente o câncer e outras alterações nas mamas. E quanto mais cedo for detectado, maiores as chances de cura. Seguimos com todos os cuidados. Venha, não deixe de fazer o seu exame”, afirmou a associada-fundadora do Grupo Reviver, Idaísa Cavalcanti.

Em razão da pandemia e para reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19, são seguidos todos os protocolos sanitários. As pacientes mantêm distanciamento na fila de espera, é disponibilizado álcool a 70% na entrada da unidade móvel, a recepcionista está protegida por uma divisória de acrílico e o mamógrafo é higienizado a cada exame realizado.

Jurassic World VelociCoaster

Aguardada por muitos, a Jurassic World VelociCoaster foi inaugurada ontem no parque temático Islands of Adventure, do Universal Orlando Resort. Inspirada pelos filmes de sucesso “Jurassic World”, essa é a montanha-russa de lançamento mais rápido e alta já criada no parque, que impulsiona os visitantes a 47 metros no ar em velocidades extremas de até 112 km/h.

Com 1.430 metros de trilhos, a atração coloca os aventureiros dentro do habitat dos dinossauros com espirais de 360 graus e uma manobra invertida, que se estende por mais de 30 metros de pista. Além disso, quem se sentar no brinquedo despenca em uma queda acentuada de 80 graus — a mais íngreme da Universal até o momento.  A montanha-russa foi concebida pela premiada equipe da Universal Creative em parceria com os cineastas visionários dos filmes Jurassic World, incluindo Steven Spielberg, Colin Trevorrow e Frank Marshall. Portal Uol

Natal Moda Shopping

Tudo num só lugar. Projetado para ser o Polo da Moda do RN, o Natal Moda oferece ainda comodidade e segurança para o público que também frequenta o shopping em busca dos serviços disponibilizados no local. Com fácil acesso pela BR 406, o espaço atende uma grande população de São Gonçalo do Amarante e Zona Norte de Natal.

O Natal Moda Shopping Atacadista é voltado para empresas de vestuário, calçados, bolsas e acessórios. O empreendimento possui espaço para eventos, praça de alimentação e serviços através da Central do Cidadão e delegacia. O empreendimento dispõe de estacionamento para 500 veículos e terminal rodoviário com segurança e conforto. A primeira etapa, com 200 lojas, está na fase de acabamentos.

O local conta com segurança 24h e diferenciais para quem investir no primeiro e único do modelo em território potiguar: o custo é até 70% menor que lojas de shoppings tradicionais, com número limitado por segmentos e condições especiais para os lojistas que investirem nesta fase inicial.

Liege Barbalho