Inovação, gestão e atuação -Fiern

A Inteligência Artificial é um fenômeno que surge como ferramenta para a inovação, gestão e atuação profissional para a indústria potiguar. Atento a isso, o Instituto Euvaldo Lodi no Rio Grande do Norte -IEL-RN se destacou, em 2025, pela estruturação de capacitações voltadas ao tema. A governança do Centro de Inovação em Inteligência Artificial Aplicada -CIIA foi uma das grandes ações do IEL-RN ao longo do ano. E, para 2026, planeja ampliar o alcance das ações de capacitação no estado.
“Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais esse alcance, com a expansão das ações de capacitação. A Unidade Móvel de Inteligência Artificial e Tecnologia simboliza esse compromisso com a democratização da educação digital, levando soluções em IA para diferentes regiões do Rio Grande do Norte e garantindo que a transformação tecnológica chegue onde ela é mais necessária”, afirma a superintendente do IEL-RN em exercício, Rebeka França.
O CIIA concluiu 20 oficinas, com 117 pessoas capacitadas e 271 assistentes de IA criados em 2025. O lançamento da Unidade Móvel de Inteligência Artificial e Tecnologia do Sistema FIERN, em parceria com o SESI-RN, consolidou o trabalho do IEL-RN com IA no ano passado. E marcou o início de um projeto para democratizar o acesso à educação digital e ao uso de ferramentas de IA no Rio Grande do Norte.
“Os resultados alcançados evidenciam o impacto do trabalho desenvolvido ao longo do ano, com a capacitação de mais de uma centena de pessoas, a realização de dezenas de oficinas e a criação de centenas de assistentes de Inteligência Artificial”, ressalta Rebeka França.
















