Água Brasil

Assinatura aconteceu na manhã desta terça-feira

Durante solenidade no Palácio Felipe Camarão, foi assinado entre a Prefeitura do Natal, o Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil e a Organização Não Governamental Ambientalista WWF Brasil, um acordo de cooperação técnica para execução do Programa Água Brasil. O objetivo é estimular a mudança de comportamento e valores em relação à conservação dos recursos hídricos e da natureza, engajando-os na busca de soluções sustentáveis para produção e destino dos resíduos sólidos urbanos.

A iniciativa apoia Natal, capital pioneira da região Nordeste, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal e as cooperativas de catadores de materiais recicláveis Coocamar e Coopcicla, melhorando a infraestrutura, a capacidade de coleta seletiva e a redução da quantidade de resíduos que vão para os lixões. Além da capital potiguar, também são contempladas com a ação as cidades de Rio Branco (Acre), Belo Horizonte (Minas Gerais), Caxias do Sul (RS) e Pirenópolis (Goiás).

A coleta seletiva cobre atualmente 46% da cidade, entre as zonas Oeste, Leste e Sul onde são retirados das casas, por dia, cerca de 250 toneladas de materiais recicláveis, informou o diretor de Planejamento e Gestão Ambiental da Urbana, Josivan Cardoso. Segundo ele, a cidade conta com duas cooperativas e 110 cooperados e que a meta é avançar e quebrar os desafios. Com a execução do Programa Água Brasil, anunciou, a coleta seletiva será ampliada para atender também a zona Norte perfazendo um total de 70% da malha de Natal. “Natal é a prioridade do programa que terá como próximos passos a reforma das duas cooperativas, serviços de assessoria técnica e logística, além de ações de educação ambiental nos bairros onde ela é realizada por meio das cooperativas”, disse Gustavo Lemos da WWF Brasil.