Anticorpos após vacina

Pessoas com câncer têm maior risco de apresentar complicações graves relacionadas ao Covid-19. Por outro lado, um estudo do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e da Universidade de Genebra, na Suíça, sugere que a vacinação protege a maioria desse grupo.

O trabalho, publicado no periódico Cancer Cell, avaliou 131 pacientes com câncer que receberam imunizantes contra o coronavírus que usam a tecnologia de mRNA como o da Pfizer e o da Moderna. De três a quatro semanas após a segunda dose, 94% deles desenvolveram uma boa resposta imunológica. Outras vacinas e as variantes do Sars-CoV-2 não foram examinadas.

Os cientistas envolvidos nessa pesquisa ressaltam a importância de cumprir o esquema vacinal com duas doses para assegurar a proteção frente ao coronavírus, especialmente nesses indivíduos. “Fala-se que uma dose traria uma defesa adequada em certas situações. Mas isso pode não ser verdade no caso de pessoas com câncer. O protocolo completo é importante para uma resposta robusta de anticorpos”, afirma Dimpy Shah, epidemiologista que assina o estudo. Matéria completa no portal Uol