Campanha do Diagnóstico Precoce do Câncer

Há 26 anos, a Casa Durval Paiva desenvolve ações e projetos contribuindo para a qualidade de vida de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e doenças hematológicas crônicas, bem como, para os seus familiares. Neste sentido, sabendo-se que os índices de cura estão, diretamente, ligados ao diagnóstico precoce, durante o ano de 2022, a Casa Durval Paiva dará continuidade a “Campanha do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil”, como forma de trazer informações à população, sobre o reconhecimento dos principais sinais de alerta da doença.

Este ano, o mote da campanha é “Diagnóstico Precoce Salva Vidas”. A cada mês, a instituição vai promover um trabalho intenso de divulgação de sinais e sintomas de um tipo específico de câncer, entre os que mais acometem as crianças e os adolescentes. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a incidência da doença, praticamente, dobrou em trinta anos, atrelado ao crescimento populacional contínuo e o envelhecimento da população mundial, que potencializaram o impacto.

Aliado a isso, suspeita por falta de informação das equipes da atenção básica, barreiras nos exames para precisão do diagnóstico, desarticulação da rede – demora entre o diagnóstico e o tratamento especializado -, bem como, registros imprecisos, fizeram com que a taxa de mortalidade do câncer infantojuvenil no país atingisse o dobro da verificada em países desenvolvidos, com uma média 43,4 mortes por milhão. Esse patamar permanece estagnado há 20 anos, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Desiderata.