Escolas de Samba do RJ

A São Clemente abriu os desfiles do segundo dia do Grupo Especial do Rio de Janeiro com irreverência e foi seguida por uma performance luxuosa da Vila Isabel e uma calorosa homenagem da Portela a Clara Nunes, depois União da Ilha, Mangueira, Mocidade e Paraíso do Tuiuti.

Desfile da São Clemente no Carnaval 2019 no Rio de Janeiro

Consagrada por suas críticas sociais e bom humor, a São Clemente foi a primeira a desfilar ontem. A escola reviveu um samba de 1990 em que criticava os rumos do carnaval carioca, cheio de famosos, ingressos caros e efeitos especiais. 

Desfile da Vila Isabel no Carnaval 2019 no Rio de Janeiro

A Vila Isabel subiu a serra e homenageou Petrópolis no carnaval deste ano. O enredo promoveu o encontro da cidade imperial com a comunidade do Morro dos Macacos e teve seu desfile iniciado por uma visita ao Museu Imperial.

Desfile da Portela no Carnaval 2019 no Rio de Janeiro

A Portela, escola tradicional de Madureira que decidiu homenagear uma de suas grandes estrelas, a cantora Clara Nunes. Em vez de contar a biografia da cantora,escolheu explorar sua brasilidade e falou de sua formação religiosa.

Mangueira levou para a Marquês de Sapucaí enredo que reverenciou ícones da resistência popular no Brasil — Foto: Marcos Serra/G1

A Mangueira ganhou o prêmio Estandarte de Ouro, oferecido pelo jornal O Globo, de melhor escola do Grupo Especial em 2019. A verde e rosa levou para a avenida enredo que recontou a história do Brasil por meio de heróis da resistência negros e índios. 

Desfile da União da Ilha no Carnaval 2019 no Rio de Janeiro

A União da Ilha do Governador levou a cultura e os costumes do Ceará à Sapucaí na madrugada com um enredo sobre as obras dos escritores Rachel de Queiroz e José de Alencar.