Guerra da Rússia pode ser interrompida

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, assegurou que está convencido de que “este é o momento em que a guerra da Rússia deve e pode ser interrompida”. A fala ocorreu, ontem durante seu discurso por videoconferência na cúpula dos líderes do G20, que acontece em Bali, na Indonésia.

“Não permitiremos que a Rússia respire, reconstrua suas forças e inicie um novo episódio de terror e desestabilização”, disse Zelenski aos líderes do G20. Apesar da Ucrânia não ser membro do G20, o presidente foi convidado para comparecer pessoalmente ao encontro, mas acabou participando apenas de maneira remota. A guerra na Ucrânia monopolizou grande parte das atenções neste início de reunião.

A participação de Zelenski no encontro do G20 ocorre no momento em que acaba de retornar de Kherson, onde ele já havia sinalizado que a retomada da cidade seria o início do fim da guerra contra a Rússia. Desde sábado, as forças ucranianas recuperaram o controle de mais de 60 assentamentos naquela região após a retirada do exército russo. “Kherson é o único centro regional que a Rússia conseguiu ocupar desde a invasão de 24 de fevereiro. E agora Kherson está liberado”, destacou o presidente