História da capital

image

Solenidade contou com a presença de várias autoridades políticas

A Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene com importância histórica relevante para a capital potiguar e para o Brasil. Com proposição do vereador George Câmara, a CMN efetivou a devolução, de forma simbólica, In Memoriam, dos mandatos do prefeito Djalma Maranhão, e do vice-prefeito Luís Gonzaga dos Santos, que foram cassados em 1964, por ocasião do golpe da Ditadura Militar brasileira. A sessão foi presidida pelo vereador Albert Dickson.

“É dever nosso reconhecer esse triste erro, ainda que simbolicamente reparando esse ato de arbitrariedade, quando essas duas pessoas faziam políticas públicas que representavam o povo natalense. É dever de justiça desta casa reestabelecer os mandatos daqueles que injusta e ilegalmente foram perseguidos pela ditadura”, ressaltou o vereador propositor.

Djalma e Luis foram eleitos prefeito e vice prefeito no início da década de 60. Na época, a campanha “De Pé No Chão Também Se Aprende a Ler” foi um dos marcos de seu governo. Em 61, após a posse de Djalma, Natal tinha 160 mil pessoas e 60 mil analfabetos. O programa fez salas de chão batido e palha de coqueiro para alfabetizar natalenses e esse quadro reduziu consideravelmente. Em 1964 eles tiveram os mandatos cassados pelo regime militar, sendo acusados pelo exército brasileiro de serem comunistas. Dessa forma, foram impedidos de exercer suas funções.