Março Lilás

No Brasil, “Março Lilás” é marcado pela campanha de conscientização e enfrentamento ao câncer de colo de útero, doença altamente comum entre as mulheres. Neste ano, cerca de 17 mil serão diagnosticadas com este tipo de tumor, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer. Além do exame papanicolau, uma estratégia importante para impedir novos casos é a vacinação contra o HPV -papilomavírus humano.

Para entender a importância da vacinação contra o HPV, cabe destacar que sete em cada 10 casos de câncer de colo de útero são causados por este vírus, tornando a maioria dos quadros preveníveis. Além disso, o HPV causa nove em cada 10 casos de câncer de ânus e está relacionado a neoplasias malignas no pênis, vagina, vulva, boca e garganta.

Para aumentar a proteção contra o HPV, começa a chegar ao Brasil um novo imunizante a clínicas de saúde e hospitais particulares: a vacina Gardasil 9, desenvolvida pela MSD Brasil. Esta é uma fórmula nonavalente que protege contra nove diferentes tipos do vírus 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58, autorizada para o uso em pessoas de 9 a 45 anos.

Segundo a bula aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a vacina nonavalente pode evitar até 90% dos casos de câncer de colo de útero entre os imunizados, além da proteção secundária contra os outros tumores associados com a infecção sexualmente transmissível. Por causa dessa redução de risco, o uso também é indicado para homens, além das mulheres. Portal Terra