Mulheres em foco

Público feminino foi beneficiado

Viver bem faz bem para o cérebro. Os cientistas não têm dúvidas de que melhores condições de alimentação, moradia e lazer, no geral, trazem benefícios à cognição. Durante o século XX, a qualidade de vida melhorou, sobretudo nos países desenvolvidos. Uma parcela da população, no entanto, se beneficiou mais. De acordo com um novo estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy os Sciences, as capacidades cognitivas das mulheres superam as dos homens quando aumenta a qualidade de vida.

Para chegar a essa conclusão, os especialistas analisaram 30 mil pessoas de 13 diferentes países europeus, nascidas entre 1923 e 1957. Os resultados foram comparados com dados a respeito das condições sociais  e apontaram melhoras, acompanhando a evolução dos indicadores sociais. As capacidades cognitivas das mulheres, no entanto, deram um salto.

Foram elas as que mais avançaram, beneficiadas pelas melhores condições experimentadas pela sociedade. Os pesquisadores não sabem explicar por que isso aconteceu. Têm uma teoria: segundo Herlitz, no geral, elas são menos bem tratadas que os homens. As famílias mimam seus meninos mais que suas meninas. Por isso, sobretudo nos primeiros anos do século passado, o ponto de partida é mais baixo para o sexo feminino.  Informações: portal Época.