No Reino Unido

 A médica Susan Hopkins – responsável pela estratégia contra a Covid do governo inglês

O Reino Unido deve se preparar para um “inverno difícil” porque a imunidade da população a outros vírus respiratórios além da covid-19 pode ser menor do que o normal, alertou uma de suas médicas mais importantes. A médica Susan Hopkins, responsável pela estratégia contra a Covid do governo inglês, disse que o sistema de saúde público britânico deve estar “preparado” para surtos de gripe e outras doenças semelhantes.

Seu alerta vem um dia antes do primeiro passo da Inglaterra a caminho de uma reabertura após meses de lockdown com todos os alunos voltando às aulas hoje.  A maioria dos estudantes está em casa desde o Natal. Com mais de 120 mil mortes causadas pela covid-19, o Reino Unido foi um dos mais afetados pelo coronavírus no mundo. Depois de um período de confinamento que começou em março do ano passado, os casos arrefeceram no verão do hemisfério norte no meio do ano, mas voltaram a crescer, com uma enorme segunda onda no inverno britânico no fim do ano e um pico em janeiro de 2021.

Mas o Reino Unido aprovou vacinas em dezembro, e tem vacinado centenas de milhares de pessoas todos os dias. Em fevereiro, o governo terminou de oferecer vacinas aos quatro grupos de prioridade. O plano é vacinar quase metade da população até a metade de abril e terminar de reabrir quase completamente no fim de junho. Mas Hopkins disse que o Reino Unido precisa estar “mais bem preparado” do que no outono passado, quando surgiram novas variantes de disseminação mais rápida do coronavírus. Portal Terra