Onda de calor na França

Uma nova onda de calor tem início ontem no sudeste da França, antes de avançar em direção ao norte. Quinze departamentos franceses já estão sob alerta. Há 19 anos, o país era palco do pior episódio de temperaturas extremas no país, que deixou cerca de 15 mil mortos. Entre 35°C e 40°C durante o dia e noites extremamente abafadas: apenas duas semanas após ser palco de uma onda de calor que durou mais de dez dias, um novo episódio tem início no país. Segundo a agência de meteorologia Météo France, o pico será amanhã.

O responsável pelo aumento das temperaturas é um anticiclone vindo das ilhas dos Açores, no oceano Atlântico. No norte do país, a onda de calor deve terminar entre esta quinta e sexta-feira, mas no sul, o ar quente permanecerá mais tempo, afirma o especialista em clima Jean-Yves Choplin. Segundo a Météo France, essa é a 45a onda de calor registrada no país desde 1947.

A agência recomenda atenção redobrada a quem pode sofrer consequências graves da desidratação, como pessoas idosas, portadores de doenças crônicas ou quem têm problemas de saúde mental. O calor extremo também pode castigar esportistas e indivíduos que trabalham sob exposição solar. O governo francês informou que os secretários de segurança pública foram prevenidos para ativar planos de gestão sanitária relativos às ondas de calor. “A primeira-ministra Elisabeth Borne garantirá um seguimento regular da situação”, reitera o comunicado. Do portal Uol