Teoria da conspiração

Cerca de 20% dos americanos acreditam na teoria da conspiração de que microchips podem ter sido plantados dentro das vacinas contra a Covid-19 que boa parte da população já tomou em todo o mundo, de acordo com um estudo realizado pelo YouGov e o jornal “The Economist” na semana passada. Apesar da falta de evidências para apoiar tal teoria, a pesquisa concluiu que no geral 15% dos americanos disseram que essa teoria da conspiração era “provavelmente verdadeira”, enquanto outros 5% disseram que era “definitivamente verdadeira”.

A mesma pesquisa concluiu que 27% das pessoas com idades entre 30 e 44 anos apoiam essa teoria, com 8% dos eleitores de Biden e 29% dos eleitores de Trump acreditando nela. Cerca de 14% dos eleitores democratas e 32% dos eleitores republicanos também compartilham do mesmo sentimento. Conteúdo falso foi publicado nas redes sociais sobre a teoria do microchip, com muitos teóricos da conspiração dizendo que a Covid-19 é apenas um disfarce para que governos e corporações mundiais usem a aplicação de vacinas com o objetivo apenas de rastrear milhões de pessoas usando vacinas.

Recentemente, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que a desinformação que se espalha nas redes sociais sobre o vírus tem “matado pessoas”. A pandemia acirrou a disputa presidencial no ano passado e aumentou as diferenças entre eleitores republicanos e democratas nos EUA. Informação portal Extra