Vacina contra coronavírus

A Rússia anunciou ontem que, em breve, terá capacidade para produzir centenas de milhares de doses da vacina contra o novo coronavírus todos os meses e que elevará sua produção para “vários milhões” a partir do início do próximo ano. Segundo o ministro do Comércio da Rússia, Denis Maturov, três empresas biomédicas iniciarão em setembro a produção industrial da vacina desenvolvida pelo laboratório de pesquisa em epidemiologia e microbiologia Nikolai Gamaleia.

“De acordo com as primeiras estimativas (…) poderemos fornecer várias centenas de milhares de doses da vacina a cada mês a partir deste ano e depois vários milhões a partir do início do ano que vem”, disse à agência pública de notícias TASS. O chefe do Fundo Russo para Investimentos Diretos, envolvido no desenvolvimento, garantiu nesta segunda que a aprovação oficial da vacina deve acontecer “dentro de dez dias”.

“Estaremos à frente não apenas dos Estados Unidos, mas também de outros países. Esta será a primeira vacina aprovada contra o coronavírus”, afirmou Kirill Dmitriev na televisão. A Rússia trabalha há meses, como muitos outros países do mundo, em vários projetos de vacinas contra a covid-19. A pesquisa do centro Gamaleïa é desenvolvida em colaboração com o ministério da Defesa. Com informação do UOL