Vendas on-line no Brasil

A quantidade de vendas on-line feitas no Brasil subiu 2,87% de junho a julho de 2022, de acordo com o índice MCC-ENET. Durante o mesmo período, o faturamento do comércio eletrônico e-commerce no país também registrou alta, com um crescimento de 1,47%.

Segundo o MCC-ENET, ao comparar os meses de junho e julho, o Nordeste foi a região brasileira que mais contribuiu com o consumo do e-commerce brasileiro, compondo 9,81% das vendas pela internet. O Centro-Oeste e as regiões Sul e Norte vêm logo em seguida, respectivamente, com 4,22%, 4,03% e 0,80%. O Sudeste teve o menor índice, com apenas 0,80.

Além disso, os dados da pesquisa apontam que, de julho de 2021 até julho de 2022, o comércio eletrônico cresceu 3,44% no Brasil. Os dados do índice MCC-ENET são desenvolvidos pela empresa Neotrust em parceria com a Câmara Brasileira da Economia Digital camara-e.net.

A metodologia realiza uma coleta de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro. Entretanto, dados de sites de venda, como Mercado Livre e OLX e aplicativos de transporte ou alimentação não são contabilizados.