Exposição de artes e artesanatos

Como uma das atividades da agenda do Dia Mundial do Refugiado no Brasil, a Agência da ONU para Refugiados e organizações parceiras promovem uma exposição de artes e artesanatos criados por artesãs indígenas e artistas plásticos venezuelanos abrigados pela Operação Acolhida em Boa Vista, capital de Roraima. A mostra acontece entre os dias 17 e 19 de junho, no shopping Garden.

O evento é organizado pelo ACNUR, com o apoio das organizações parceiras Associação Voluntários para Serviço Internacional, Fraternidade Sem Fronteiras, Federação Humanitária Internacional e A Casa Museu do Objeto Brasileiro. Os produtos expostos estão à venda para o público visitante.

A iniciativa dá visibilidade ao trabalho artístico que continua sendo produzindo por estas pessoas, mesmo em um contexto de deslocamento forçado. Muitos delas atuavam no mercado de artes na venda de artesanato da Venezuela. Mas devido à situação do país, se viram forçados a deixar tudo para trás e buscar refúgio e segurança no Brasil, mantendo sua produção artística.

Como os povos indígenas Warao e E’ñepá abrigados pela Operação Acolhida – resposta do governo brasileiro para o fluxo de refugiados e migrantes da Venezuela, que tem no artesanato uma das principais práticas para a manutenção da cultura e identidade de seus povos, e também como fonte de renda para suas famílias.