Fraudes de identidades no Brasil

As fraudes de identidade, embora não estejam entre as prioridades de alertas de segurança para o cidadão, são motivos de grande de preocupação. Isso porque, o golpista usa dados de outras pessoas para obter vantagem ilícita, como para fazer compras, transferir dinheiro, abrir contas ou solicitar empréstimos no nome de terceiros ou de uma pessoa fictícia com dados de pessoas reais. Para tal propósito, podem ser utilizados o CPF, o RG, a carteira de motorista, endereço, dados bancários, entre outros.

Neste sentido, em novembro do ano passado, foram registradas 895 tentativas de fraudes de identidade contra consumidores do Rio Grande do Norte. Com isso, o Estado ocupa a 2ª colocação entre os estados da região Nordeste em tentativas de golpes a cada um milhão de habitantes.

O 1º lugar do Nordeste ficou com Pernambuco, que teve 910 tentativas a cada um milhão de habitantes. No entanto, ambos os estados estão com resultados inferiores ao da média nacional, que marcou 1.315 tentativas de fraude a cada um milhão de habitantes. No acumulado de janeiro a novembro de 2022, o Brasil sofreu com mais de 3,6 milhões de tentativas de fraude de identidade, o que representa uma a cada 8 segundos. Informação Tribuna do Norte