Licenciamento de marcas

Pacientes  no Residencial Lina

O licenciamento de marcas ainda é pouco disseminado no Brasil. O modelo de negócios ainda não é tão popular em território nacional quanto no exterior, mas tem tomado espaço no mundo do empreendedorismo. Nem todo mundo sabe que é uma opção na hora de investir, ou talvez pense que apenas se aplique na vertente do varejo.

Uma unidade licenciada tem direitos à marca, imagem ou propriedade intelectual e artística do negócio. Alguns exemplos são a Rede Globo, a LePostiche e, claro, a mais conhecida Disney, que gera bilhões ao ano licenciando a venda de produtos com seus personagens. A marca Star Wars, por exemplo, leva de 2 a 3 bilhões no ano para a megacorporação.

Essa grande rentabilidade faz com que o licenciamento imediatamente seja associado à venda de produtos. Porém, licenciar a prestação de serviços também é possível. O Grupo DG Sênior, que há 35 anos atua no segmento de Instituições de Longa Permanência a Idosos, realizou essa aposta inédita. Com aporte de 50 milhões de reais de um Fundo de Investimento, o Grupo passou a licenciar a marca de seus residenciais em 2020, com a ideia de expandir seu modelo de negócio para todo o território nacional.