Medidas restritivas em BH

Vinte e seis cidades que integram a região metropolitana de Belo Horizonte adotarão a partir de hoje toque de recolher entre 20h e 5h. A população só poderá sair de casa dentro deste horário em caso de atividades relacionadas aos serviços essenciais ou procura médica. A medida foi definida em reunião realizada ontem entre os integrantes da Granbel Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A resolução visa conter a transmissão do novo coronavírus.

Os representantes de Belo Horizonte não compareceram, pois a cidade já vem adotando medidas mais restritivas desde o último sábado Apenas atividades essenciais estão autorizadas a funcionar na capital, sem previsão para mudanças nos protocolos. A venda de bebida alcoólica em bares e restaurantes para consumo no local está proibida, assim como a comercialização do produto gelado em supermercados. Eventos públicos ou privados também estão proibidos.

A fase Onda Lilás, como é denominada pela associação, adotou parte das medidas da Onda Roxa, a mais restritiva do Plano Minas Consciente do governo estadual, e é mais rígida que as resoluções da Onda Vermelha, a segunda mais restritiva. Nas medidas adotadas pelas 26 cidades, foi liberado o funcionamento das atividades econômicas, desde que seja respeitado os protocolos de segurança. Na Onda Roxa, funcionam apenas os serviços essenciais.