Proteção de plantas selvagens

No túnel de uma montanha sul-coreana projetado para resistir a uma explosão nuclear, as sementes de cerca de 5.000 plantas selvagens são guardadas como um tesouro para protegê-las contra as mudanças climáticas, catástrofes naturais ou guerras. A extinção de espécies, principalmente vegetais, avança em ritmo alarmante devido ao crescimento populacional, poluição, aquecimento global e desmatamento, entre outros motivos.

É por isso que o Baekdudaegan National Arboretum Seed Vault Centre, a 200 km de Seul, decidiu proteger as plantas selvagens antes que elas desapareçam. Atualmente guarda cerca de 100.000 sementes de 4.751 espécies para que não desapareçam “em caso de um evento apocalíptico”, explica seu diretor, Lee Sang-yong.

Esta “câmara forte” é uma das duas únicas de seu tipo, junto com a “Arca de Noé vegetal” em uma montanha perto de Longyearbyen, no arquipélago norueguês de Svalbard. Ao contrário dos muitos bancos de sementes ao redor do mundo, onde as sementes podem ser usadas, as armazenadas no “cofre blindado” sul-coreano não sairão dali, exceto como último recurso.